domingo, 26 de outubro de 2014

O que é a Cárie?
A formação da cárie envolve dois fatores principais: • Alimentação • Bactérias presentes na placa • Estado de saúde da boca As bactérias interagem com os alimentos ingeridos e produzem resíduos na forma de ácidos que provocam a decomposição, ou desmineralização, de áreas situadas abaixo da superfície do dente. Essa deterioração da superfície do dente é a cárie. 
Alimentação
Alimentos e bebidas consumidos por períodos prolongados entre as refeições podem deslocar o equilíbrio entre remineralização/desmineralização a favor da formação da cárie. Comidas que grudam no dente, como caramelo e uva passa, devem ser evitadas entre as refeições, porque provocam um ataque ácido forte demais para a saliva combater. Já quando ingeridos durante a refeição, esses alimentos favorecem o lado da pessoa e de seus dentes. Quando a criança dorme tomando mamadeira ou fica sempre de dia com uma mamadeira na mão, tanto de leite quanto de suco de fruta etc., sua boca se torna um campo propício para a produção de ácidos pelas bactérias e as cáries começam rapidamente a se formar. É o que chamamos de “cárie de mamadeira”. Para evitar a cárie, restrinja o consumo de doces, alimentos que grudam nos dentes e bebidas doces entre as refeições.

Estado de Saúde da Boca
O fator importante para a formação da cárie é a saúde dos dentes e da boca. Isso inclui tudo: formato, formação e posição dos dentes, saliva, tratamentos dentários e hábitos de saúde bucal. A saliva é muito importante e sua ação se dá em diversas frentes, principalmente na diminuição da perda mineral dos dentes e em sua substituição no processo de remineralização. Às vezes, porém, determinadas condições ou medicações influem na quantidade e na qualidade da saliva, permitindo a formação da cárie.

Maneiras de Evitar a Formação de Cáries
Selantes: As ranhuras e depressões de alguns dentes, como os molares, podem favorecer o surgimento de cáries, principalmente quando muito profundas. Uma maneira de evitar que o processo se instale é revestir essas áreas mais propícias com um material plástico chamado selante. Ao endurecer, ele age como barreira, protegendo a superfície do dente da placa e dos ácidos. Suplementos à base de Flúor: O flúor também desempenha um papel importante na prevenção da cárie. A adição desse elemento à água ou à fórmula do antisséptico bucal usado na limpeza rotineira diária dos dentes aumenta a proteção contra cáries e bactérias. Existem também suplementos à base de flúor que contribuem para a limpeza e saúde da boca. Paste de Dente com Flúor: Uma das melhores maneiras de evitar a perda mineral ou desmineralização dos dentes e reforçar o processo de substituição ou remineralização é usar pasta de dente com flúor. Uma pequena quantidade usada diariamente já faz a guerra da boca pender a nosso favor.

0 comentários: