terça-feira, 21 de maio de 2013


    O colesterol é um lipídio de origem animal. Nosso organismo (principalmente o fígado) fabrica boa parte do colesterol necessário e o restante é obtido através da alimentação.
Os lipídios saturados, presentes principalmente em carnes gordas, leite e seus derivados, estão relacionados com o aumento do colesterol ''ruim'' em nosso sangue. 
    Os lipídios insaturados (mono ou poli-insaturados), por sua vez, são capazes de aumentar as quantidades de colesterol ''bom''.  O ômega 3, presente em peixes de água fria, frutos do mar e óleo de canola; e o ômega 6, encontrado em sementes oleaginosas, óleo de girassol e de soja. Esses lipídios são recomendados como forma de proteger o coração.
    O excesso de colesterol ''ruim'' pode provocar a obstrução de certos vasos sanguíneos, causando problemas como infarto e acidentes vasculares cerebrias.
    O que chamamos de colesterol bom ou ruim é, na verdade uma combinação da molécula de colesterol com quantidades diferentes de proteínas. Colesterol é de um tipo só, a diferença está na quantidade de proteínas associadas às moléculas desse lipídio.


0 comentários: