sexta-feira, 5 de abril de 2013





Alimentos termogênicos o que são

Pois bem, os alimentos termogênicos são aqueles que têm o poder de elevar a temperatura corporal enquanto são digeridos, acelerando o metabolismo e aumentando o gasto de caloria, contribuindo assim com o emagrecimento.
No entanto, é preciso estar atento a algumas restrições dos alimentos termogênicos. Nutricionistas alertam que gestantes, crianças, assim como pessoas hipertensas, que possuem cardiopatias, enxaqueca, úlcera não devem fazer uso frequente desses alimentos, já que podem aumentar a pressão arterial, levar a hipoglicemia e taquicardia. Assim como não são indicados para pacientes com hipertireoidismo, que já possuem o metabolismo acelerado, podendo ocasionar a perda de massa muscular.

Alimentos termogênicos naturais lista

Alimentos termogênicos naturais

Pimenta vermelha

É um alimento que pode acelerar o metabolismo em até 20%, se consumida diariamente três gramas em média. Sua ação se deve a substância capsaicina, que auxilia o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo.

Chá verde

O chá verde tem a mesma função da pimenta vermelha, e para um bom resultado é indicado consumir cinco xícaras do chá por dia, evitando ingeri-lo a noite, pois pode ocasionar insônia.

Canela

Além de ser um alimento que acelera o metabolismo, a canela possui uma alta quantidade de cálcio mineral, substância fundamental para a perda de peso.

Gengibre

Com apenas duas fatias pequenas consumidas diariamente de gengibre, você pode acelerar o gasto de calorias em até 10%. Além de deixar diversos pratos muito mais saborosos, como aves, peixes, carnes e sopas.

Chá de hibisco

O chá de hibisco também é considerado um termogênico poderoso, além de possuir propriedades de retardam o envelhecimento da pele, ajuda nas funções intestinais e ainda age com um ótimo antioxidante. Um litro de chá ingerido ao longo do dia é o aconselhado para que o efeito seja positivo para emagrecer.

Alimentos com ômega 3

Peixes como atum e salmão e oleaginosas são exemplos de alimentos ricos em ômega 3. Além de auxiliarem no aumento do metabolismo, ainda melhora a retenção de líquidos a auxilia a comunicação entre as células do organismo.

Água gelada

Isso mesmo, beber água gelada ajuda a emagrecer. Isso porque assim que a ingerimos, o organismo precisa gastar energia para que seja elevada a temperatura corporal, até chegar novamente na tida como adequada ao corpo humano, que é entre 36° e 37°C. Ingira no mínimo oito copos de água gelada por dia, garantindo em média 200 Kcal a menos.

Alimentos termogênicos e diuréticos

Além dos alimentos termogênicos que ajudam a emagrecer, existem também os diuréticos, que ajudam a evitar a retenção líquida, que ocorre especialmente em períodos muito quentes, como o verão, em que o organismo para facilitar a troca de calor com o meio ambiente passa por processos de vasodilatações, causando inchaço pelo corpo.
Frutas diuréticas
Assim certos alimentos podem ajudar no combate a retenção de líquidos, alguns exemplos são: melancia, melão, pera, uva, limão, morango, alface, rúcula, almeirão, agrião, alecrim, orégano, salsa, manjericão, chuchu, tomate, berinjela, abobrinha e os chás, como o de carqueja e o verde, este que pode ser um poderoso termogênico como auxiliar na retenção de líquidos.
Beber água com frequência e diminuir a ingestão de sódio também são dicas valiosas e fundamentais para evitar a retenção de líquidos, garantindo bons resultados na balança.
Inclua os alimentos termogênicos em uma dieta balanceada, unindo a prática diária de exercícios físicos, com certeza os resultados serão surpreendentes para o seu emagrecimento.


0 comentários: